sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Esculturas em Papel Machê (Sexta-Feira Artesanal - 17)

Hoje o nosso convite é para uma viagem a outro país. Não, ele não está no Google Maps e você não precisa de um centavo sequer para visitá-lo; só vir com a gente.
Você já deve ter ouvido a história de uma menina que, num momento de folga, encontra um coelho apressado e o segue, caindo em sua toca e descobrindo um mundo cheio de personagens bizarros, engraçados, absurdos e vive uma história surreal num reino fantástico. Sim, é a história de Alice no País das Maravilhas.



Mas o país pra onde vamos hoje não tem nada de bizarro; pelo contrário, é cheio de sensibilidade e delicadeza e foi criado por nossa protagonista seguindo seu próprio talento.

Seja bem-vindo ao País da Alice! Nos permita apresentar um pouco desse universo feito de papel machê e imaginação, nascido nas ideias da santista Alice Mantellatto, que hoje chama Piracicaba de casa (como a gente) e é formada em Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas na Unesp de Bauru. Depois de um voluntariado num hospital e da necessidade de fabricar fantoches para entreter as crianças internadas, a técnica do papel que se transforma em massa modelável virou hobby e tempos depois, profissão.
Inspirada por contos de fadas e ilustrações infantis, ela dá forma a personagens coloridos e totalmente expressivos, que é a característica que mais admiramos em seu trabalho. Bonecos personalizados, topos de bolo, objetos decorativos diversos, muitos bichinhos humanizados que cativam o olhar e o coração.
Suas criações ainda são registradas com maestria por ela mesma, em fotografias claras e com uma brisa de fantasia:


Pinóquio. Por favor, bote reparo nesse olhar

Passarinhos fotógrafos, apenas


Um docinho ou um amorzinho?
Na dúvida, fique com os dois ;)

 
Coelhinhos noivos.
Mas ela faz outros animais também, todos com muitos detalhes caprichosos



Cogumelos. Você pensou em uma floresta encantada?


Alice dá aulas e oficinas de papel machê e seu blog é cheio de dicas para quem quer se aventurar na arte de modelar esse material. Em seu blog, ela compartilha a própria receita da massa e partes do processo de criação em vídeos e fotos:


Lixando


Também iniciou um projeto chamado 45 dias, que é o prazo que ela se impõe para reproduzir algum personagem de livro/filme, com as características tão únicas do seu trabalho. Um exemplo é a bonequinha Amélie, do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (mas tem outros!):

Amélie versão Alice

Fica aqui uma pequena parte desse país feito à mão, como um folheto de uma agência de viagens, mostrando um destino de sonhos. Anote as coordenadas e passe dar um oi ou se demore pelo tempo desejado:


Atenção, gateiros! Ela faz parte do clube :)





PS: Você já sabe, mas é sempre bom lembrar que fotos tem dono/a, que é quem as produz. 
Todas as utilizadas neste post são de propriedade de Alice Mantellatto, retiradas do blog da artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário