sexta-feira, 13 de maio de 2016

Bolsas em Tecido (Sexta-Feira Artesanal - 5)

Bolsa. Esse acessório que tem o começo da sua história tão indefinido e tão entrelaçado com a história humana. Desde os registros em pinturas rupestres, passando pelos viajantes antigos carregando seus alforjes, pelas madames dos séculos passados com seus leques e lencinhos em delicadas sacolinhas até os bornais das marmitas dos boias-frias, o ser humano leva sempre consigo seus objetos pessoais para onde quer que vá.
Nascida da necessidade e do improviso, como apenas uma pele de animal ou tecido seguros pelas pontas, se aperfeiçoou nas mãos de artesãos em todo o mundo (algumas marcas guardam seus segredos a sete chaves) e após a revolução industrial entrou na cadeia de produção massiva, chegando a nós numa avalanche de cópias baratas em qualquer loja de esquina.
Absurdamente confere status se a placa traz uma determinada marca e arrecada fortunas tanto aos que trabalham com seriedade e zelo quanto aos que sem escrúpulos sobrevivem de falsificações. Um papel triste atribuído a essas nossas inseparáveis companheiras.
Mas nem tudo está perdido.
Artesãos modernos tem surgido em vários lugares, resgatando a habilidade das costuras bem feitas, das medidas variadas, materiais diversos e múltiplas utilidades, dando novo significado ao ato de carregar uma bolsa. Uma peça sua, não mais ditada por moda e capas de revistas "tem que ter", mas que acomode seus pertences e tenha características que lhe agradem. Claro, feita sem exploração, por quem ama o que faz e que se desdobra em aprendizados para concretizar ideias.
Fim do textão.
Quem faz? Onde encontrar? Design Bakana.
Marca com acabamento impecável, estampas super bem coordenadas e modelos para todos os gostos e finalidades. Meire, a designer que é a força motriz do negócio é ao mesmo tempo séria e divertida e muito competente no que faz.


Pequenas, como as clutches


Médias e práticas, como essa transversal


Maiores, para caber tudo


Capa para Kindle


Kit maternidade completo

Apenas uma amostra (pequena) do vasto portfólio que você encontra nesses endereços:



Site





PS: As fotos utilizadas nesse post são de propriedade da Design Bakana, retiradas do site da marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário