sexta-feira, 11 de março de 2016

Encadernação e Cartonagem (Sexta-Feira Artesanal - 4)

Você é daquelas pessoas que piram quando entram numa papelaria? Ou conhece alguém assim? Por aqui, melhor admitir: sim! Bloquinhos, cadernos de vários tamanhos, lápis, borrachas, clipes e mil trequinhos que, veja bem, vamos usar muito #sqn. Mas são lindos #sqs 
Como várias coisas na vida, o que antes era feito artesanalmente passou a ser produzido em massa e nos acostumamos a ver certos produtos apenas em prateleiras de grandes lojas e até a considerar que apenas máquinas poderiam produzir aquilo. Que estranho! Afinal, a maioria das coisas que usamos no dia a dia (roupa, comida, produtos de limpeza e higiene) sempre foram feitas manualmente, em pequena escala. Claro, o mundo foi ficando cheio de gente e a necessidade de suprir as necessidades das pessoas acabou por gerar grandes empresas fazendo grandes quantidades de coisas e nessa tudo começou a ficar igual pra todo mundo, em todo lugar.
Aí, de uns tempos pra cá, começou a surgir uma galera questionando um pouco essa "uniformização" e buscando uma volta às raízes, lembrando de como é possível produzir certos objetos, resgatando antigas profissões e contribuindo para um comércio local e mais justo, de forma mais sustentável.
E aquele papo de papelaria lá em cima, que que tem a ver? Oras, tudo a ver! Tem gente costurando à mão folhas e mais folhas, pautadas, sem pauta, coloridas, criando capas para álbuns, cadernos, livros, fazendo bloquinhos, pranchetas... ah, uma porção de coisas! Quem? Donna Rita!
Moça simpática que junto com o Sr Marido (dela, lógico) escrevem um blog divertido e variado, que vale a visita mesmo que papelaria não seja o seu ponto fraco; tem um pouco de tudo por lá! Inclusive ele está ali no cantinho direito, junto com os outros blogs preferidos...
Conferida básica nas obras da moça:


Agenda (olha o tecido!)

Álbum de fotos


Olha que ideia boa: vários bombons ali dentro viram um belo presente;
 eles acabam mas o estojinho fica... 


Livro do bebê: recordações bem guardadas 


E o acabamento foi conferido de perto: impecável. Muito capricho.  
Donna Rita também personaliza suas criações e dá aulas, é só entrar em contato (ela sofre de ansiedade pra responder emails, falem com a moça!).
E pra ver mais e seguir, curtir, mandar sinal de fumaça:



PS: Todas as fotos utilizadas nesse post são de propriedade da Donna Rita, retiradas do site da marca.

2 comentários:

  1. Ain que fofa!!! Estou muito feliz de aparecer por aqui, muito obrigada pelo carinho! E estou acompanhando o blog, parabéns pelo projeto da"sexta-feira artesanal" uma honra parecer por aqui!
    Muito obrigada mesmo! Um beijão!

    ResponderExcluir
  2. Casa sempre aberta pra gente talentosa; bjo!

    ResponderExcluir